Damão, Diu e Nagar Haveli

quinta-feira, outubro 08, 2009

GHANDI JAYANTY - PEREGRINAÇÃO A ÍNDIA - CONSTRUÇÃO DA NOVA IGRJA DE S. FRANCISCO XAVIER

«Ghandi Jayanti» - No dia 2 de Outubro, data do aniversário do GHANDI - «Ghandi Jayanti» e o Dia Internacional de Não Violência, declarada, desde 2007, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, a Embaixadora da Índia em Portugal, por ser feriado nacional na Índia, quis evocar a figura deste grande lutador e mártir de NÃO VIOLÊNCIA, nas instalações da Embaixada, convidando representantes das Comunidades Religiosas, ligadas à Índia, para um «Inter-Faith Prayer Meeting»!
Após, um refresco ou um chá, o Programa começou com umas breves palavras da Sra Embaixadora, Primrose Sharma, seguido do tempo de Oração:

!) Uma Oração de Alcorão, recitada e cantada por Sheik David Munir;
2) O Grupo Cultural do Templo de Radha Krishna cantou o hino, RAM DHUN, muito
recitado por Mahatma Gandhi;
3) Pe António Colimão, rezou o PAI NOSSO, oração que Jesus nos ensinou, leu Mt.
5:1-12, o Sermão da Montanha, texto muito utilizado por Gandhi, para aconselhar os
cristãos;
4) SABAD PATH, leitura tirada de Gurugranth e lida por Granthi Jasbir Singh,
Gurudwara de Lisboa-Comunidade Sick;
5) GITA PATH, extraído do Bhagwad Gita e recitado por Pandit Nitesh Kumar Trivedi,
representante do Templo de Radha Krishna;
6) No fim, Pe António Colimão ajudou a assistência a cantar o Hino, «LEAD, KINDLY
LIGHT» do Cardeal Newman, que Mhatma Gandhi muito apreciava;



PEREGRINAÇÃO A ÍNDIA – A nossa Paróquia vai organizar uma Peregrinação a Índia, passando por lugares e santuários de S. Tomé, Apóstolo da Índia, s. João Brito, o português martirizado em Oriyur, e S. Francisco Xavier, nosso Padroeiro, visitando também alguns lugares do antigo mundo português. Será de 2 a 15de Janeiro de 2010, sendo o preço por pessoa, com tudo incluído, 2780,00€! As inscrições estão abertas.
NOVA IGREJA - No dia 9 da semana passada, pelas 19H00, na presença de muitos paroquianos, pessoas ligadas a algumas Instituições da nossa Freguesia e alguns órgãos da Informação, procedeu-se a assinatura do Contrato da Construção da Nova Igreja, entre a nossa Paróquia e a Construtora Vila Franca, Lda., seguida de um Porto de Honra!
Foi um momento alto da vida da nossa Comunidade que desde há muito sonha com um Templo digno. Agora, de mãos dadas, vamos enfrentar outros desafios que naturalmente hão-de aparecer, sendo a angariação de fundos uma prioridade das prioridades!